segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Suportes de Armazenamento

DVD-ROM
DVD-ROM - (Disco de Video Digital) ROM é um tipo de midia utilizado para gravação de videos ou dados, geralmente tem capacidade de 4,7Gb ou 9Gb (dupla-camada).

CD-ROM
Os CD-ROM, podem armazenar qualquer tipo de conteúdo, desde dados genéricos, video e áudio, ou mesmo conteúdo misto. Os leitores de áudio normais, só podem interpretar um CD-ROM, caso este contenha áudio.

Disco rígido
O disco rígido é um sistema lacrado contendo discos de metal recobertos por material magnético onde os dados são gravados através de cabeças, e revestido externamente por uma proteção metálica que é presa ao gabinete do computador por parafusos. É nele que normalmente gravamos dados (informações) e a partir dele lançamos e executamos nossos programas mais usados.

O que são suportes de armazenamento
Os suportes de armazenamento são dispositivos que servem para guardar informação.

ATA, (Advanced Technology Attachment) e um padrão para interligar dispositivos de amazenamento como por exemplo disco rígido e drives de CD-ROM no interior de computadores pessoais. A evolução do padrão fez com que se reunissem em si várias tecnologias antecessoras como:- (E) IDE-(Extended) Integrated Drive Electronics-ATAPI-Advanced Technology Attachment Packet Interface-UDMA-Ultra DMASCSI é a sigla de Small Computer System Interface. A tecnologia SCSI permite que nos conectamos uma larga gama de periféricos tais como discos rígidos CD-ROM impressoras e scanners. As características físicas e eléctricas de uma interface de entrada e saída projectadas para se conectarem e se comunicarem com dispositivos e periféricos são definidas pelo SCSI.sata-serial ATA - cria uma correcção ponto a ponto entre cada um dos dispositivos.ATAPI . Advanced tecnology Attchment Pocket Interface. É uma extenção da ATA, que permite integrar no mesmo control das ligações disco e ao CD-ROM.

O conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como o CPU, a memória e outros periféricos dá-se o nome de BUS (barramento).O barramento serve para transferir dados e informação como endereços e sinais de controlo.A performance do barramento e medida pela sua largura de banda (quantidade de bits que podem ser passados ao mesmo tempo), geralmente potencias de 2:- 8 bits, 16 bits, 32 bits, 64 bits, 128 bits, 256 bits, 512 bits, etc.Também pela velocidade da transmissão medida em bps (bits por segundo) como por exemplo: 10 bps 160 Kbps 100 Mbps 1Gbps etc.

-Barramento do processador-Barramento de cache-Barramento de memoria-Barramento de entrada e saída-Barramento de dados



segunda-feira, 22 de outubro de 2007

bus

Bus é um conjunto de linhas de comunicação que permite a interligação entre os dispositivos, CPU, memórias e outros periféricos.


Estes conjuntos de depósitos estão divididos em três partes:
ü Via de dados: onde trafegam os dados;
ü Via de endereços: onde trafegam os endereços;
ü Via de controlo: sinais que sincronizam as duas anteriores.

O barramento é medido pela sua largura de banda (qualidade de bits)
ü 8 Bits
ü 16 Bits
ü 32 Bits
ü 64 Bits

Também pela sua velocidades transmissão de medida em bps (bits em segundos) exemplo
ü 10 Bps
ü 160 Kbps
ü 100 Mbps
ü 1 Gbps.









O Barramento do Processador é utilizado para envio de sinais para outros componentes a estrutura computacional actualmente, os barramentos, principalmente dos processadores têm sido bastante aprimorados com o objectivo de melhor desenvoltura, ou seja, maior velocidade de processamentos de dados.

Barramento de cache é um barramento dedicado para acesso à memória cache do computador.
Barramento de Memória responsável pela conexão da memoria principal ao processador.

O Barramento de Entrada e Saída um conjunto de circuitos e linhas de comunicação que se ligam ao resto com a finalidade de possibilitar a expansão de periféricos e a instalação de novas placas no PC.

















Isa







AGP










Foto EISA em uma placa-mãe

bus

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Memória Cache é uma pequena quantidade de memória estática de alto desempenho, tendo por finalidade aumentar o desempenho do processador realizando uma busca antecipada na memória RAM. A taxa de acerto típica pode variar entre 80% e 99%.

Cache L1

Uma pequena porção de memória estática presente dentro do processador. Em alguns tipos de processador, como o Pentium 2, o L1 é dividido, em dois níveis: dados e instruções, que "dizem" o que fazer com os dados. A partir do Intel 486, começou a se colocar a L1 no próprio chip [processador]. Geralmente tem entre 16KB e 512KB. O AMD Semprom 2600+ possui 64KB de cache L1.

Cache L2

O cache L2, que contém muito mais memória que o cache 1.Ela é mais um caminho para que a informação requisitada não tenha que ser procurada na lenta memória principal. Alguns processadores colocam essa cache fora do processador, por questões económicas, pois uma cache grande implica num custo grande, mas há excepções, como no Pentium II, por exemplo, cujas caches l1 e l2 estão no mesmo cartucho que está o processador.

Cache L3

Terceiro nível de cache de memória. Inicialmente utilizado pela AMD K6-III (por apresentar o cache L2 integrado ao seu núcleo) utilizava o cache externo presente na placa-mãe como uma memória de cache adicional. Ainda é um tipo de cache raro. Ainda, pois a complexidade dos processadores actuais, com suas áreas chegando a milhões de transístores por micrômetros ou picômetros de área, ela será muito útil. Talvez, no futuro, seja necessário um cache L4, ou até mais.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

terça-feira, 9 de outubro de 2007