sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Relatório da Visita de Estudo



No dia 8 de Fevereiro de 2008, pelas 2 horas, a turma do curso Profij do 1º ano de Sistemas Informáticos realizou uma visita de estudo á InforPerreira, acompanhada pela professora da disciplina de Tecnologias Especificas para conhecer a loja e oficina.
Os alunos foram guiados pelo senhor Perreira, a turma começou por observar a loja e depois a oficina, vimos vários componentes dos computadores, e chegamos ás 4:30 á escola.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Perguntas a fazer na visita de estudo

1. Quais as perguntas mais frequentes dos clientes?
2. Quanto tempo demora á arranjar um computador?
3. Quais as avarias mais em comum?

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O que é o WORD

É um processador de texto da Microsoft. Foi criado por Richard Brodie para computadores IBM PC com o sistema operacional DOS em 1983. Mais tarde foram criadas versões para o Apple Macintosh (1984), SCO UNIX e Microsoft Windows (1989). Faz parte do conjunto de aplicativos Microsoft Office.O Word mostrava texto em itálico ou negrito diretamente no ecrã enquanto editava.Mostravam tambêm texto simples na tela com códigos para definir outros tipos de letra, ou, às vezes, cores alternativas.

VERSÕES

As versões para o MS-DOS são:

1983 Word 1
1985 Word 2
1986 Word 3
1987 Word 4 vulgo Microsoft Word 4.0 para o PC
1989 Word 5
1991 Word 5.5
As versões para o Apple Macintosh são:

1985 Word 1 para o Macintosh
1987 Word 3
1989 Word 4
1991 Word 5
1993 Word 6
1998 Word 98
2000 Word 2001, a última versão compatível com o Mac OS 9
2001 Word v.X, a primeira versão só para Mac OS X
2004 Word 2004
As versões para o Microsoft Windows são:

1989 Word for Windows
1991 Word 2 for Windows
1993 Word 6 for Windows (renumerada "6" para igualar à numeração do DOS, à versão para Macintosh e também ao WordPerfect, principal concorrente na época)
1995 Word 95, também conhecido como Word 7
1997 Word 97, também conhecido como Word 8
1999 Word 2000, também conhecido como Word 9
2002 Word XP, também conhecido como Word 2002 ou Word 10
2003 Word 2003, também conhecido como Word 11 mas oficialmente intitulado Microsoft Office Word 2003
2007 Word 2007, também conhecido como Word 12.
As versões para o SCO UNIX são:

Microsoft Word para sistemas UNIX - Release 5.1

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Virus e Anti-virus

O que são virus ?

Em informatica, um vírus é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um virus biologico infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios. A maioria das contaminações ocorrem pela ação do usuário executando o anexo de um e-mail. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem a aplicação de corretivos que bloqueiam chamadas maliciosas nas portas do micro.

Como se previne /elimina um virus ?

Instalando um programa anti-virus.

Qual a importancia de ter os anti-virus actualizados ?

A importancia de ter os anti-virus actualizados , é porque assim o computador fica protegido , e ja nao recebe nenhum virus .

Exemplos de Virus / Anti-virus ?

Virus

- Sexta feira 13
-Shatrix
-Melissa

O que é o virus Sexta feira 13 ?

É um virus que ataca sempre nas sextas feiras 13, foi desenvolvido em jerusalém.


O que é o virus Shatrix ?

Quando este virus é executado faz a tecla do windows "saltar" , segundo um Homem chamado McAffee o novo virus de origem é ainda desconhecido , mas sabe-se que é um daqueles virus que se auto-envia e vem para todos os endereços encontrados electronicos , e quem o abre .. fica automaticamente com o virus.


O que é o virus Melissa ?

É um dos mais temidos virus e um dos que ganhou mais popularidade nos ultimos tempos , este viris pode infectar programas do word.



Anti -Virus


-AVG
-Panda
-Norton

Tipos de Virus.


-Cavalo de troia
-Mutante
-Hoax
-Backdoor
-Alarme falso
-Arquivo
-Boot
-Macro
-Stealth
-Script
-Programa


Cavalo de Troia

São programas aparentemente inofensivos que trazem embutidos um outro programa (o vírus) maligno.

Mutante

Vírus programado para dificultar a detecção por antivírus. Ele se altera a cada execução do arquivo contaminado

Hoax

Vírus boato. Mensagens que geralmente chegam por e-mail alertando o usuário sobre um vírus mirabolante, altamente destrutivo.

Backdoor

Como o próprio nome diz, é um vírus que permitem que hackers controlem o micro infectado pela "porta de trás". Normalmente, os backdoors vêm embutidos em arquivos recebidos por e-mail ou baixados da rede. Ao executar o arquivo, o usuário libera o vírus, que abre uma porta da máquina para que o autor do programa passe a controlar a máquina de modo completo ou restrito.


Alarme falso

Não causa dano real ao computador, mas consome tempo de conexão à Internet ao levar o usuário a enviar o alarme para o maior número de pessoas possível.

Arquivo

Vírus que anexa ou associa seu código a um arquivo. Geralmente, esse tipo de praga adiciona o código a um arquivo de programa normal ou sobrescreve o arquivo. Ele costuma infectar arquivos executáveis do Windows, especialmente .com e .exe, e não age diretamente sobre arquivos de dados. Para que seu poder destrutivo tenha efeito, é necessário que os arquivos contaminados sejam executados.

Boot

Vírus que se infecta na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos. Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro.


Macro

Tipo de vírus que infecta as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair.


Stealth

Vírus "invisível" que usa uma ou mais ténicas para evitar detecção. O stealth pode redirecionar indicadores do sistema de modo a infectar um arquivo sem necessariamente alterar o arquivo infectado.

Script

Vírus programado para executar comandos sem a interação do usuário. Há duas categorias de vírus script: a VB, baseada na linguagem de programação, e a JS, baseada em JavaScript. O vírus script pode vir embutido em imagens e em arquivos com extensões estranhas, como .vbs.doc, vbs.xls ou js.jpg

Programa

Infectam somente arquivos executáveis, impedindo, muitas vezes, que o usuário ligue o micro.


Trabalho Elaborado por Joao Pedro e Mafalda Pureza