terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Virus e Anti-virus

O que são virus ?

Em informatica, um vírus é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um virus biologico infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios. A maioria das contaminações ocorrem pela ação do usuário executando o anexo de um e-mail. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem a aplicação de corretivos que bloqueiam chamadas maliciosas nas portas do micro.

Como se previne /elimina um virus ?

Instalando um programa anti-virus.

Qual a importancia de ter os anti-virus actualizados ?

A importancia de ter os anti-virus actualizados , é porque assim o computador fica protegido , e ja nao recebe nenhum virus .

Exemplos de Virus / Anti-virus ?

Virus

- Sexta feira 13
-Shatrix
-Melissa

O que é o virus Sexta feira 13 ?

É um virus que ataca sempre nas sextas feiras 13, foi desenvolvido em jerusalém.


O que é o virus Shatrix ?

Quando este virus é executado faz a tecla do windows "saltar" , segundo um Homem chamado McAffee o novo virus de origem é ainda desconhecido , mas sabe-se que é um daqueles virus que se auto-envia e vem para todos os endereços encontrados electronicos , e quem o abre .. fica automaticamente com o virus.


O que é o virus Melissa ?

É um dos mais temidos virus e um dos que ganhou mais popularidade nos ultimos tempos , este viris pode infectar programas do word.



Anti -Virus


-AVG
-Panda
-Norton

Tipos de Virus.


-Cavalo de troia
-Mutante
-Hoax
-Backdoor
-Alarme falso
-Arquivo
-Boot
-Macro
-Stealth
-Script
-Programa


Cavalo de Troia

São programas aparentemente inofensivos que trazem embutidos um outro programa (o vírus) maligno.

Mutante

Vírus programado para dificultar a detecção por antivírus. Ele se altera a cada execução do arquivo contaminado

Hoax

Vírus boato. Mensagens que geralmente chegam por e-mail alertando o usuário sobre um vírus mirabolante, altamente destrutivo.

Backdoor

Como o próprio nome diz, é um vírus que permitem que hackers controlem o micro infectado pela "porta de trás". Normalmente, os backdoors vêm embutidos em arquivos recebidos por e-mail ou baixados da rede. Ao executar o arquivo, o usuário libera o vírus, que abre uma porta da máquina para que o autor do programa passe a controlar a máquina de modo completo ou restrito.


Alarme falso

Não causa dano real ao computador, mas consome tempo de conexão à Internet ao levar o usuário a enviar o alarme para o maior número de pessoas possível.

Arquivo

Vírus que anexa ou associa seu código a um arquivo. Geralmente, esse tipo de praga adiciona o código a um arquivo de programa normal ou sobrescreve o arquivo. Ele costuma infectar arquivos executáveis do Windows, especialmente .com e .exe, e não age diretamente sobre arquivos de dados. Para que seu poder destrutivo tenha efeito, é necessário que os arquivos contaminados sejam executados.

Boot

Vírus que se infecta na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos. Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro.


Macro

Tipo de vírus que infecta as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair.


Stealth

Vírus "invisível" que usa uma ou mais ténicas para evitar detecção. O stealth pode redirecionar indicadores do sistema de modo a infectar um arquivo sem necessariamente alterar o arquivo infectado.

Script

Vírus programado para executar comandos sem a interação do usuário. Há duas categorias de vírus script: a VB, baseada na linguagem de programação, e a JS, baseada em JavaScript. O vírus script pode vir embutido em imagens e em arquivos com extensões estranhas, como .vbs.doc, vbs.xls ou js.jpg

Programa

Infectam somente arquivos executáveis, impedindo, muitas vezes, que o usuário ligue o micro.


Trabalho Elaborado por Joao Pedro e Mafalda Pureza

Sem comentários: